A impressionante cena acima mostra tudo.Um grupo de superalimentados soldados americanos observa de sua base a chegada , por para-quedas, de agua mineral!!!Realmente vivemos em tempos loucos, de total desconhecimento por parte das elites mundiais acerca da fragilidade de nossos ecossistemas.Temos a certeza de duas coisas?
As for;as armadas americanas náo tem qualquer estudo de impacto ambientqal em seus testrosde opera;áo, cada vez em mais lugares do mundo
Dado o clima desertico, existe a falsa certeza de que tudo pode ser explodido , minado e arrasado, sem maiores consequencias ecológicas(afinal,é um deserto,não e´mesmo?)
Esse é um dos maiores enganos da época atual.Os desertos são de vital importância para o frágil equilíbrio global e detém ricos processos de fauna e flora, a maior parte ainda desconhecidos por nós.
Ao mesmo tempo, a capacidade de crescimento de um deserto , ao atingir zonas anteriormente mais úmidas é muito grande, sendo necessário redobrado cuidado nesses tempos de escassez de água doce*.
Voltando à pergunta inicial, um soldado americano no Afeganistão é o ser humano de maior pegada de carbono atualmente no mundo, quiçá em toda a história.
Imagine a quantidade de energia que é necessária para:
1-Recrutar um soldado, retirando um jovem americano da cadeia produtiva
2-Treinar esse soldado por meses,vestindo-o, alimentando-o e pagando-o, com ainda grande gasto de munição, assistência medica e dentaria.
3- Levar esse soldado de 90 kg por via aérea em viagem de 12.000 km
4- Equipar esse soldado com moderno capacete, uniforme, equipamentos de blindagem ,sobrevivência , visão noturna e armas modernas;
Plantado no pais desértico, começa a verdadeira pegada de carbono:
1-Alimentar esse soldado com nutrientes trazidos via aérea;
2- Todo o transporte no teatro de operações é via veiculo blindado ou helicóptero;
3-Agua potável trazida via aérea;
4-Contaminação de populações nativas por contato direto ou indireto;
5-Contaminação do soldado por contato direto com populações nativas;
6-Uso de armas poluentes, como Fósforo Branco,urânio exaurido e produtos químicos;
7-Poluição ambiental pela instalação de bases e acampamentos provisórios;
Vê-se claramente que o marine, hoje, tem um custo ecológico ao planeta cerca de dez vezes maior que um cidadão latino americano, e cerca de cinco vezes o custo de um cidadão europeu.
Por injustezas da guerra,o cidadão vestido de `pajamas` que eles combatem tem pegada de carbono praticamente nula, adaptado por milênios à região onde vive.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário