sexta-feira, 15 de janeiro de 2010
VERANEIO-RIO GRANDE DO SUL
VERANEIO NO RIO GRANDE DO SUL
de Paulo Wainberg (para conhecimento nacional e reconhecimento regional):
Tramandaí - RS
Está chegando o verão e com ele o veraneio, como chamamos aqui no Sul.
Não sei se vocês, de outros Estados, sabem, mas temos o mais fantástico litoral do País: de Torres ao Chuí, uma linha reta, sem enseadas, baias, morros, reentrâncias ou recortes. Nada!
Apenas uma linha reta, areia de um lado, o mar do outro.
Torres, aliás, é um equívoco geográfico, contrário às nossas raízes farroupilhas e devia estar em Santa Catarina.
Característica nossa, não gostamos de intermediários.
Nosso veraneio consiste em pisar na areia, entrar no mar, sair do mar e pisar na areia.
Nada de vistas deslumbrantes, vegetações verdejantes, montanhas e falésias, prainhas paradisíacas e outras frescuras cultivadas aí para cima.
O mar gaúcho não é verde, não é azul, não é turquesa.
É marrom!
Cor de barro iodado, é excelente para a saúde e para a pele! E nossas ondas são constantes, nem pequenas nem gigantes, não servem para pegar jacaré ou furar onda. O solo do nosso mar é escorregadio, irregular, rico em buracos. Quem entra nele tem que se garantir.
Não vou falar em inconvenientes como as estradas engarrafadas, balneários hiper-lotados, supermercados abarrotados, falta de produtos, buzinaços de manhã de tarde e de noite, areia fervendo, crianças berrando, ruas esburacadas, tempestades e pele ardendo, porque protetor solar é coisa de fresco e em praia de gaúcho não tem sombra. Nem nos dias de chuva, quase sempre nos fins-de-semana, provocando o alegre, intermitente, reincidente e recorrente coaxar dos sapos e assustadoras revoadas de mariposas.
Dois ventos predominam, em nosso veraneio: o nordeste - também chamado de nordestão - e o sul, cuja origem é a Antártida.
O nordestão é vento com grife e estilo... estilo vendaval.
Chega levantando areia fina que bate em nosso corpo como milhões de mosquitos a nos pinicar. Quem entra no mar, ao sair rapidamente se transforma no - como chamamos com bom-humor - veranista à milanesa. A propósito, provoca um fenômeno único no universo, fazendo com que o oceano se coloque em posição diagonal à areia: você entra na água bem aqui e quando sai, está a quase um quilômetro para sul. Essa distância é variável, relativa ao tempo que você permanecer dentro da água.
Outra coisa: nosso mar é pra macho!
Água gelada, vai congelando seus pés e termina nos cabelos. Se você prefere sofrer tudo de uma vez, mergulhe e erga-se, sabendo que nos próximos quinze minutos sua respiração voltará ao normal: é o tempo que leva para recuperar-se do choque térmico.
Noventa por cento do nosso veraneio é agraciado pelo nordestão que, entre outras coisas, promove uma atividade esportiva praiana, inusitada e exclusiva do Sul: Caça ao guardassol. Guardassol, você sabe, é o antigo guarda-sol, espécie de guarda-chuva de lona, colorida de amarelo, verde, vermelho, cores de verão, enfim, cujo cabo tem uma ponta que você enterra na areia e depois senta embaixo, em pequenas cadeiras de alumínio que não agüentam seu peso e se enterram na areia.
Chega o nordestão e... lá se vai o guardassol, voando alegremente pela orla e você correndo atrás. Ganha quem consegue pegá-lo antes de ele se cravar na perna de alguém ou desmanchar o castelo de areia que, há três horas, você está construindo com seu filho de cinco anos.
O vento sul, por sua vez, é menos espalhafatoso. Se você for para a praia de sobretudo, cachecol e meias de lã, mal perceberá que ele está soprando. É o vento ideal para se comprar milho verde e deixar a água fervente escorrer em suas mãos, para aquecê-las.
Raramente, mas acontece, somos brindados com o vento leste, aquele que vem diretamente do mar para a terra. Aqui no Sul, chamamos o vento leste de 'vento cultural', porque quando ele sopra, apreendemos cientificamente como se sentem os camarões cozinhados ao bafo.
E, em todos os veraneios, acontece aquele dia perfeito: nenhum vento, mar tranquilo e transparente, o comentário geral é: "foi um dia de Santa Catarina, de Maceió, de Salvador" e outras bichices. Esse dia perfeito quase sempre acontece no meio da semana, quando quase ninguém está lá para aproveitar. Mas fala-se dele pelo resto do veraneio, pelo resto do ano, até o próximo verão.
Morram de inveja, esta é outra das coisas de gaúcho!
Atenta a essas questões, nossa indústria da construção civil, conhecida mundialmente por suas soluções criativas e inéditas, inventou um sistema maravilhoso que nos permite veranear no litoral a uma distância não inferior a quinhentos metros da areia e, na maioria dos casos, jamais ver o mar: os famosos condomínios fechados.
A coisa funciona assim: a construtora adquire uma imensa área de terra (areia), em geral a preço barato porque fica longe do mar, cerca tudo com um muro e, mal começa a primavera, gasta milhares de reais em anúncios na mídia, comunicando que, finalmente agora você tem ao seu dispor o melhor estilo de veranear na praia: longe dela. Oferece terrenos de ponta a ponta, quanto mais longe da praia, mais caro é o terreno. Você vai lá e compra um.
Enquanto isso a construtora urbaniza o lugar: faz ruas, obras de saneamento, hidráulica, elétrica, salão de festas comunitário, piscina comunitária com águas térmicas, jardins e até lagos e lagoas artificiais onde coloca peixes para você pescar. Sem falar no ginásio de esportes, quadras de tênis, futebol, futebol-sete, se o lago for grande, uma lancha e um professor para você esquiar na água e todos os demais confortos de um condomínio fechado de Porto Alegre, além de um sistema de segurança quase, repito, quase invulnerável.
Feliz proprietário de um terreno, você agora tem que construir sua casa, obedecendo é claro ao plano-diretor do condomínio que abrange desde a altura do imóvel até o seu estilo.
O que fazemos nós, gaúchos, diante dessa fabulosa novidade? Aderimos, é claro.
Construímos as nossas casas que, de modo algum, podem ser inferiores as dos vizinhos, colocamos piscinas térmicas nos nossos terrenos para não precisar usar a comunitária, mobiliamos e equipamos a casa com o que tem de melhor, sobretudo na questão da tecnologia: internet, TV à cabo, plasma ou LSD, linhas telefônicas, enfim, veraneamos no litoral como se não tivéssemos saído da nossa casa na cidade.
Nossos veraneios costumam começar aí pela metade de janeiro e terminar aí pela metade de fevereiro, depende de quando cai o Carnaval. Somos um povo trabalhador, não costumamos ficar parados nas nossas praias.
Vamos para lá nas sextas-feiras de tarde e voltamos de lá nos domingos à noite. Quase todos na mesma hora, ida e volta.
É assim que, na sexta-feira, pelas quatro ou cinco da tarde, entramos no engarrafamento. Chegamos ao nosso condomínio lá pelas nove ou dez da noite. Usufruímos nosso novo estilo de veranear no sábado - manhã, tarde e noite - e no domingo, quando fechamos a casa.
Adoramos o trabalhão que dá para abrir, arrumar e prover a casa na sexta de noite, e o mesmo trabalhão que dá no domingo de noite.
E nem vou contar quando, ao chegarmos, a geladeira estragou, o sistema elétrico pifou ou a empregada contratada para o fim-de-semana não veio.
Temos, aqui no Sul, uma expressão regional que vou revelar ao resto do mundo:
- Graças a Deus que terminou esta bosta de veraneio!
quarta-feira, 13 de janeiro de 2010
HAITI-APOCALYPSE MAINTENANT
Les débuts du monde pour faire face à une nouvelle réalité après le tremblement de terre du Haïti. Maintenant, au côté des Etats-Unis les plus riches et puissants, soyez plus vraiment les pauvres des caisses perdues par Ocidente.Outre Bangladesh et Birmanie, ceci bloqué dans la dictature militaire dénoncée incroyable dans Rambo IV (imaginez l'hypocrisie de la personne d'occidental du monde. Stallone a cela pour dénoncer une dictature cependant qu'elle la fait à personne) qui concourt de l'est est des heures des pays «, donc vous livrez à possédez la chance en cela le monde divisé et hypocrite.
Le Haïti était déjà objet de poteau en septembre de 2009, où sa situation écologique incroyable est montrée, après centaines détruites d'années de culture, où pas même la mer bleue des Caraïbes merveilleuse si les trouvailles engageaient dans la vase d'alluvium à la profonde, qu'elle a tué le choral et elle a disparu avec les poissons.
Le Haïti est des espèces de la bombe de l'effet toujours retardée des temps coloniaux. Pour les perpétuels distraits, sa population entièrement a été importée de l'Afrique, après le massace des Indiens, pour la culture de la canne à sucre.
Dominé, colonisé et épuisé pour les Français, il était premier les parents latins pour obtenir l'indépendance.
Actuellement, l'hygiène, l'industrie ou l'Agroindústria de base n'existent pas, et avec un la population de 10.000.000 de personnes qui dépendent de l'aide humanitaire, du missionnaire et de celui que le titre sera, quel complet une image de preocpante de multidisciplinarmente.
Maintenant, toute cette population, celle si dit le catholique mais avec des traditions africaines fortes (tout connaît le vaudou et les zoombies qui l'amour d'Américains) elle est vraiment dans les problèmes graves.
Toute cette image tenebrous a pu être employée pour l'étude et l'application dans les situations de l'urgence mondiale extrême, dans un monde chacun une année plus dangereuse, plus injuste et de devastado.
Le Haïti sera ballon optimum d'analyse mondiale pendant des périodes apocalyptiques probables, il reste dans elles pour étudier et attendre.
Le Haïti était déjà objet de poteau en septembre de 2009, où sa situation écologique incroyable est montrée, après centaines détruites d'années de culture, où pas même la mer bleue des Caraïbes merveilleuse si les trouvailles engageaient dans la vase d'alluvium à la profonde, qu'elle a tué le choral et elle a disparu avec les poissons.
Le Haïti est des espèces de la bombe de l'effet toujours retardée des temps coloniaux. Pour les perpétuels distraits, sa population entièrement a été importée de l'Afrique, après le massace des Indiens, pour la culture de la canne à sucre.
Dominé, colonisé et épuisé pour les Français, il était premier les parents latins pour obtenir l'indépendance.
Actuellement, l'hygiène, l'industrie ou l'Agroindústria de base n'existent pas, et avec un la population de 10.000.000 de personnes qui dépendent de l'aide humanitaire, du missionnaire et de celui que le titre sera, quel complet une image de preocpante de multidisciplinarmente.
Maintenant, toute cette population, celle si dit le catholique mais avec des traditions africaines fortes (tout connaît le vaudou et les zoombies qui l'amour d'Américains) elle est vraiment dans les problèmes graves.
Toute cette image tenebrous a pu être employée pour l'étude et l'application dans les situations de l'urgence mondiale extrême, dans un monde chacun une année plus dangereuse, plus injuste et de devastado.
Le Haïti sera ballon optimum d'analyse mondiale pendant des périodes apocalyptiques probables, il reste dans elles pour étudier et attendre.
Marcadores:
apocalypse,
french,
Haiti
HAITI-APOCALYPSE NOW
The world starts to face a new reality after earthquake of the Haiti. Now, to the side of the richest and powerful USA , will be the more really poor of the Ocidente.Perhaps lost cases Bangladesh and Burma, this bogged in the incredible denounced military dictatorship in Rambo IV (imagine the hypocrisy of the world occidental person.Stallone has that to denounce a dictatorship however it makes nobody it) that concurs” of the East is the countries “hours, therefore you deliver at own luck in this divided and hypocritical world.
Haiti already was object of post in September of 2009, where its incredible ecological situation is shown, after destroyed hundreds of years of cultivation, where not even the wonderful Caribbean blue sea if finds engaged with alluvium silt to the deep one, that it killed the chorale and it disappeared with the fish.
Haiti is a species of bomb of effect delayed still of the colonial times. For the perpetual ones distracted, its population entirely was imported of Africa, after massace of the indians, for the cultivation of the sugar cane.
Dominated, colonized and exhausted for the Frenchmen, he was first the parents Latin to get Independence.
Currently, basic sanitation, industry or Agroindústria do not exist, and with one the population of 10.000.000 of people who depend on humanitarian aid, missionary and the one that heading will be, what complete a multidisciplinarmente preocpante picture.
Now, all this population, that if says catholic but with strong African traditions (all know voodoo and zoombies that the Americans love) it is really in serious problems.
All this tenebrous picture could be used for study and application in situations of extreme world-wide emergency, in a world each more dangerous, unjust and devastado year.
Haiti will be optimum balloon of world-wide assay for probable apocalyptic times, it remains in them to study and to wait.
Haiti already was object of post in September of 2009, where its incredible ecological situation is shown, after destroyed hundreds of years of cultivation, where not even the wonderful Caribbean blue sea if finds engaged with alluvium silt to the deep one, that it killed the chorale and it disappeared with the fish.
Haiti is a species of bomb of effect delayed still of the colonial times. For the perpetual ones distracted, its population entirely was imported of Africa, after massace of the indians, for the cultivation of the sugar cane.
Dominated, colonized and exhausted for the Frenchmen, he was first the parents Latin to get Independence.
Currently, basic sanitation, industry or Agroindústria do not exist, and with one the population of 10.000.000 of people who depend on humanitarian aid, missionary and the one that heading will be, what complete a multidisciplinarmente preocpante picture.
Now, all this population, that if says catholic but with strong African traditions (all know voodoo and zoombies that the Americans love) it is really in serious problems.
All this tenebrous picture could be used for study and application in situations of extreme world-wide emergency, in a world each more dangerous, unjust and devastado year.
Haiti will be optimum balloon of world-wide assay for probable apocalyptic times, it remains in them to study and to wait.
HAITI AFTER EARTHQUAKE-APOCALYPSE NOW
O mundo passa a encarar uma nova realidade pos terremoto do Haiti.Agora, ao lado do pais mais rico e poderoso, estará o mais realmente mais pobre do Ocidente.Afora os casos perdidos Bangladesh e Burma , este atolado na incrível ditadura militar denunciada em Rambo IV (imagine a hipocrisia do mundo ocidental..o Stallone tem que denunciar uma ditadura senão ninguém o faz!!!) que são os paises “hours concurs” do Oriente, portanto entregues ä própria sorte neste mundo dividido e hipócrita.
O Haiti já foi objeto de postagem em Setembro de 2009, onde é mostrada sua incrível situação ecológica, destruída após centenas de anos de monocultura , onde nem mesmo o maravilhoso mar azul do caribe se encontra comprometido com lodo de aluvião ao fundo, que matou o coral e sumiu com os peixes.
O Haiti é uma espécie de bomba de efeito retardado ainda dos tempos coloniais.Para os eternos distraídos , sua população foi inteiramente importada da África, após o massace dos índios, para a monocultura da cana de açúcar.
Dominado, colonizado e exaurido pelos franceses, foi o primeiro pais latino a obter a Independência.
Atualmente, não existe saneamento básico, indústria ou Agroindústria , e com um a população de 10.000.000 de pessoas que dependem de ajuda humanitária , missionária e a que titulo for, o que completa um quadro multidisciplinarmente preocpante.
Agora , toda essa população , que se diz católica mas com fortes tradições africanas (todos conhecem o voodoo e os zumbis que os americanos amam) está realmente em sérios problemas.
Todo esse quadro tenebroso poderá ser usado para estudo e aplicação em situações de extrema emergência mundial, em um mundo cada ano mais perigoso, injusto e devastado.
O Haiti será o melhor balão de ensaio mundial para prováveis tempos apocalípticos, nos resta estudar e esperar.
Marcadores:
earthquake,
french,
Haiti,
quake,
terremoto
terça-feira, 12 de janeiro de 2010
TEXT APOCALYPTIC ECHO
We are all insane people… each one of us, in the simple act to take a son in the car school more than plays in atmosphere one kilo of toxic smoke to each fifteen minutes (nor we think where they go to stop all those liters of gasoline, he is not same), it imagines about three hundred millions of vehicles for the world?An only spurt crossing the Atlantic detonates about 10 tons of oxygen. almost .imaginem 300 daily flights thus for the world. .ass to more than the 10,000 of lesser routes, daily (and the companies support balela that the jet stream - that one little cloud of the spurt is only condensed water vapor, when in the truth the spurts are destroying the high atmosphere from 10.000metros of height, when they reach speeds of cruise for being resistenciado very lesser air)The most dangerous of everything this is that, exactly transformed, the oxygen that `we world-wide detonate `it has a cycle total ignored by the Science.Muitos speak that the Plancton is that restitutes the oxygen later that if discovered that a forest consumes the oxygen that produced at night and vice it turns (falling for land that principle of Amazônia Lung of the World) but this is bullshit, however in century XVIII, industrial daily pay the oxigen levels would go up as much that to light one foguinho would mean an enormous explosion, therefore planctons would not stop of restituting the oxygen.I walk doubting that the current levels of oxygen are the same one of thirty years behind (if my memory serves me right 27%), exactly thus the store are overloaded of automobiles which we want to buy nor that he is in trocentas monthly installments. .uma dull weapon that kill, polui and a legion of cardiopaths only leaves who simply stop of walking, therefore will always go until the corner in a car, but any one can acquire without any restriction… will be that we deserve to live in this planet?
TEXTO ECO APOCALIPTICO
um desses destroi toneladas de oxigenio por dia,,e são milhares e milhares todos os dias
Somos todos loucos...cada um de nós, no simples ato de levar um filho na escola de carro joga na atmosfera mais de um kilo de fumaça tóxica a cada quinze minutos(nem pensamos onde vao parar todos aqueles litros de gasolina, não é mesmo?), imagine cerca de trezentos milhoes de veiculos pelo mundo?
Um unico jato cruzando o Atlantico detona cerca de 10 toneladas de oxigenio..imaginem quase 300 voos diarios assim pelo mundo..somados aos mais de 10.000 de rotas menores, diariamente (e as empresas sustentam a balela que o jet stream -aquela nuvenzinha do jato- é somente vapor de agua condensado,,quando na verdade os jatos estão destruindo a alta atmosfera a partir de 10.000metros de altura, quando atingem velocidades de cruzeiro por ser a resistenciado ar muito menor)
O mais perigoso de tudo isso é que, mesmo transformado , o oxigênio que `detonamos` mundialmente tem um ciclo totalmente ignorado pela Ciencia.Muitos falam que o Plancton é que repõe o oxigenio depois que se descobriu que uma floresta consome o oxigenio que produziu à noite e vice versa (caindo por terra aquela maxima de Amazonia Pulmão do Mundo) mas isso é balela,,,senão no século XVIII, pré industrial os niveis de osigenio subiriam tanto que acender um foguinho significaria uma enorme explosão, pois os planctons não parariam de repor o oxigenio.
Ando duvidando que os niveis de oxigenio atuais sejam os mesmo de trinta anos atras (se não me engano 27%) ,,,mesmo assim as lojas estão abarrotados de automoveis os quais queremos comprar nem que seja em trocentas prestações mensais..uma arma estupida que mata,polui e somente deixa uma legião de cardiácos que simplesmente param de andar, pois irão até a esquina sempre de carro, mas qualquer um pode adquirir sem qualquer restrição ...será que merecemos viver nesse planeta?
cada carro desses está lançando um kilo de fumaça na atmosfera a cada quinze minutos..no mundo inteiro são milhões e milhõesUm unico jato cruzando o Atlantico detona cerca de 10 toneladas de oxigenio..imaginem quase 300 voos diarios assim pelo mundo..somados aos mais de 10.000 de rotas menores, diariamente (e as empresas sustentam a balela que o jet stream -aquela nuvenzinha do jato- é somente vapor de agua condensado,,quando na verdade os jatos estão destruindo a alta atmosfera a partir de 10.000metros de altura, quando atingem velocidades de cruzeiro por ser a resistenciado ar muito menor)
O mais perigoso de tudo isso é que, mesmo transformado , o oxigênio que `detonamos` mundialmente tem um ciclo totalmente ignorado pela Ciencia.Muitos falam que o Plancton é que repõe o oxigenio depois que se descobriu que uma floresta consome o oxigenio que produziu à noite e vice versa (caindo por terra aquela maxima de Amazonia Pulmão do Mundo) mas isso é balela,,,senão no século XVIII, pré industrial os niveis de osigenio subiriam tanto que acender um foguinho significaria uma enorme explosão, pois os planctons não parariam de repor o oxigenio.
Ando duvidando que os niveis de oxigenio atuais sejam os mesmo de trinta anos atras (se não me engano 27%) ,,,mesmo assim as lojas estão abarrotados de automoveis os quais queremos comprar nem que seja em trocentas prestações mensais..uma arma estupida que mata,polui e somente deixa uma legião de cardiácos que simplesmente param de andar, pois irão até a esquina sempre de carro, mas qualquer um pode adquirir sem qualquer restrição ...será que merecemos viver nesse planeta?
sexta-feira, 8 de janeiro de 2010
quinta-feira, 7 de janeiro de 2010
PRIMEIRA BOMBA CIENTIFICA DO ANO-NATGEO ALEGA QUE STONEHNGE É UMA FRAUDE!!!
Marcadores:
FRAUDE,
NATGEO,
STONEHENGUE,
TOURISM
sábado, 2 de janeiro de 2010
O CADA VEZ MAIS FORTE EIXO CARACAS MOSCOU-MAS QUEM SE IMPORTA?
http://www.mchost.ru/
A ilustraçáo acima é de um site russo de compras pela internet e mostra de forma definitiva que realmente a Venezuela é a amigona dos russos na Amrica Latina.Até aí nada demais, mas o governo da Venezuela tem um maluco sentado no trono, com pretensóes expansionistas e até mesmo imperialistas, e que está comprando armas russas aos montes (e armas russa náo sao bricadeira) inclusive caças e submarinos.
Os russos nessa ultima decada demonstraram que náo estáo para brincadeira, e sáo ainda superpotencia nuclear com capacidde de destruir todas as outras naçoes, praticamente nao se importando para questoes humanitarias e ecologicas e mantendo ainda um mal disfarçado sistema ditatotial comuno/capitalista, como o estado extraordinariamente grande e controlador.
Se nosso governo tivesse um minimo de inteligencia começaria as atividades de estancamento desse eixo, antes que o rapazinho lá em cima fique poderoso demais...mas nosso país é serio o suficiente para ter uma agencia de inteligência?
Assinar:
Postagens (Atom)